TROUSSEAU - DOTE

Apesar de todas as divergências no ritual ao longo dos tempos e de país para país, cada sociedade encontrou o seu próprio, mas muitas vezes semelhantes formas de lidar com os aspectos materiais e financeiros do casamento parceria.

Çeyiz Sandığı ve elişi
Pagar dinheiro foi uma tal generalização costume. Enquanto em alguns países, foi para a noiva tradicional da família do que pagar dinheiro para o noivo, como o "dote" da Inglaterra ou da "drohoma" da Grécia, em outras, como a Turquia, o noivo dinheiro para pagar a família da noiva. Contrato de casamento, também, foi uma instituição generalizada em toda a muitas culturas, tais como o "yinou" do Japão assinado antes do casamento, constituído por uma lista de partilha do casal produtos domésticos.

Outra instituição encontrados em muitos países diferentes é o trousseau - conhecido na Inglaterra como o "fundo gaveta" e na Turquia como a "çeyiz sandığı" ou "trousseau peito".

Há um ditado que vai turco, "Uma menina no berço, uma trousseau no peito" e, na verdade, ainda hoje mães começam a pôr de lado bordados em linho, rendas e outros têxteis lar artesanal ou comprados a partir do momento em que nasce uma criança. O trousseau foi uma característica do antigo turco Cultura na Ásia Central, e segue um padrão semelhante entre os mongóis, por exemplo.

Na Turquia, sob a influência do Islã, o termo "çeyiz" veio a significar não só o lar trousseau recolhidos no peito, mas a totalidade do imóvel tomado em o casamento com a noiva.

No que soan como uma menina nasceu era o costume de, pelo menos, uma planta choupo, e, no caso de famílias abastadas todo um campo de álamos, e muitas famílias continuam a fazer isso hoje. Desde álamos são um rápido crescimento árvore estão dispostos a vender a madeira para o momento em que a menina é da idade núbil, e assim ela cobrir parte dos custos de criação de casa.

Yemek Takımı - Servis Takımı
Algumas famílias comprou um trousseau peito sobre o nascimento de uma menina, outros armazenado o lar, tapetes, roupas e outros itens feitos para o linho trousseau em um invólucro. Para se certificar de que o conteúdo não se tornar amarelo ou motheaten intervir ao longo dos anos, eles tiveram que ser examinados regularmente e arejado.

Se uma jovem rapariga desapareceu repentinamente em uma aldeia, sua mãe teria primeira corrida, para ver se ela trousseau ainda estava em seu lugar. Se foi, significava que ela havia sido feita por um largo pretendentes contra sua vontade, mas se ele estava faltando então ela tinha eloped de sua própria iniciativa.

Otomano, em momentos em que a filha de um sultão casado, ela trousseau foi realizado no processian para a casa de seu marido pouco antes destina o casamento. Os cestos e corações foram carregados carruagens e cavalos e wended o seu caminho ceremoniously pelas ruas, acompanhado de mais nada os números de funcionários e militares do Estado. A banda mehter Janízaro do corpo jogado todas as marchas do caminho, e quando a procissão chegou o noivo da mansão ou palácio, ele teve a entrega de trousseau, brindes e apresentado aos funcionários que acompanham a procissão.

Embora não existam sultão do filhas ou trousseau procissões, hoje, o costume de exibir a vida em trousseau nas zonas rurais, onde a noiva do trousseau é apresentado para uma semana ou duas vezes antes do casamento. Conhecida como "çeyiz yayma" (espalhar a trousseau), a exibição não é uma tarefa complexa, exigindo que os conhecimentos das mulheres conhecido como "askıcı", que lay out e pendurar-se cada peça de acordo com regras rigorosas.
Atirando um punhado de cominho negro sementes e dentes para a saucepans é essencial, por exemplo, tanto para proteger contra o mal invejoso olho e para garantir que o casamento dura. Uma vez que eles simbolizam separação, lenços nunca são parte do trousseau. Na parte oriental do país, é costume colocar os cortadores de açúcar no fundo do peito trousseau. Nestas regiões chá é amplamente embriagado e os cortadores são usados para cortar o pão duro açúcar em cubos.

O indicador da trousseau é um nervo-racking bastante tempo para a noiva-a-ser, como vizinhos e parentes vêm para admirar mas talvez também para criticar o seu gosto e de obras. As raparigas são ansiosas para obter ideias para o seu próprio trousseaus. No total, os trousseau prevê um tema de conversa durante toda a semana ou duas, é a exibição.

O trousseau também inclui vestuário feitas para o noivo, tais como padronizados meias, camisas mão costura, bordados a ouro pijama, e cachecóis com needlelace edging, e estes são inspeccionadas com especial interesse, pois são tidos como uma medida da menina para o amor seu futuro marido. Em troca destas doações o noivo da noiva irá dar um valioso colar ou outra peça de joalharia conhecido como o "yüz görümlülüğü", literalmente "a ver o rosto", a marcação de ponto na cerimônia quando ela revela seu rosto para ele.

El emeği, göz nuru eserler.
Quando o trousseau é exibida uma lista de itens a ser elaborado por um amigo confiável de ambas as famílias. Em caso de divórcio, todos os bens constantes da lista serão devolvidos para a menina. Quando a lista foi aprovada pelas duas famílias, que é colocada no peito trousseau. Mãe-de-lei no povo turco histórias que se recusam a deixar sua filha-em-leis têm a sua volta trousseaus são o equivalente dos ímpios stepmothers na parte ocidental da tales.

Assim como o trousseau simboliza a honra da família da noiva, de modo a ourivesaria dado pelo noivo é a honra de sua família. O trousseau é minuciosamente avaliado e classificado pela finura das rendas, as dificuldades do needlelace, a qualidade do tecido e porcelana, e se os talheres de prata é real ou não.

Ainda hoje o trousseau tórax foi substituída por armários e gavetas, o próprio trousseau está viva e bem. Apenas a quantidade de itens feitos fábrica aumentou.

A boémia copos de cristal, porcelana jantar vienense de serviços, taças de prata banho e chinelos que constavam das trousseaus de Otomano meninas de famílias abastadas ter ido, mas os lençóis, toalhas e outros itens para a cozinha, casa de banho e quarto, enfeitadas com rendas e artesanal crochê trabalhos ainda estão entre as mais valorizadas de partes de uma menina do trousseau.
Os castiçais de prata, dourado tigelas, bandejas de cobre batido, e estabelece openwork café do século passado foram substituídos por aparelhos de televisão, máquinas de lavar roupa, lavar louça, e outros aparelhos eléctricos.

Gümüş taslar, işlemeli takunyalar.
A tradicional trousseau contidas cetim quilts recheadas com lã, colchões, travesseiros pluma, folhas, prata conjuntos banho, toalhas bordadas de prata, uma caixa costura, café conjunto, copos de cristal, uma dúzia de meias padronizados, cetim bordadas oração tapetes, oração miçangas, rendas bordo cachecóis, chinelos casa e vestir roupas para o noivo ea noiva, a noiva para a noite embalada em um invólucro ouro bordados, mesa, guardanapos, crochê e rendas tapetes, cortinas e malha. Portanto, o casamento começa com o deleite da organização destes na nova casa do casal, e desfrutando de todas as finery tão cuidadosamente recolhidos e criou ao longo dos anos.

Ayşe Önal é um jornalista.

lençol travesseiro almofada cama mobília cortina carpete tapete decoração enfeite noiva recém-casada noivo recémcasado